Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

Holografia Identidade Virtual

Até onde tanta informação e modernidade pode ser algo benéfico para as pessoas? Bombardeios de notícias, produtos, propagandas, ofertas, até que ponto uma pessoa consegue assimilar tantos fatos sem que enlouqueça?
Muitos sonham em viver o “american dream” do capitalismo, ter carro do ano, casa própria, família, e dinheiro, muito dinheiro, e essas mesmas pessoas têm acesso a ele todos os dias, na televisão, novelas, propagandas ou comerciais, se encarregam de nos deixar com “água na boca”, nos dão esses pequenos aperitivos do que é uma vida ideal. Agora, quantas pessoas podem fazer deste sonho realidade? Todos. Basta criar um perfil e um avatar (roupas e acessórios virtuais) e pronto você já pode comprar roupas, carros, ir ao shopping, sair pra baladas, viajar e conhecer lugares, culturas e pessoas de diversos países, enfim viver em um verdadeiro “mundo paralelo”.
A internet é hoje o símbolo de uma nova geração, jovens ficam horas e horas na frente do computador, onde eles têm acesso a informações do mundo inteiro, e onde é possível criar essa “segunda identidade”, ou quantas vocês quiserem, levando em consideração o seu tempo livre, sua capacidade de criação, sua personalidade virtual, logo em seguida, basta alguns cliques no mouse. Vários sites e jogos disponibilizam essa chance de uma segunda vida, como o Orkut que é um site de relacionamento muito conhecido pelos internautas. Outro exemplo é o jogo “The Sims” também muito conhecido, porem, um pouco ultrapassado. Agora, o mais novo sucesso é outro jogo, o “Second Life” tem e nada mais é do que uma mistura dos dois exemplos citados.
O Second Life permite que você interaja com pessoas do mundo inteiro em tempo real, assim como o Orkut. Permite também que você crie personagens, podendo ser de ambos os sexos, idade, com perfis diferentes, parecido com o jogo The Sims.
Sabemos que identidade é uma coisa muito volátil que depende da criação da pessoa, onde vive, com quem convive, a cultura que a envolve, uma série de fatores conhecidos por todos, muitos trocam de identidade de acordo com o que lhe agrada em determinado momento, para satisfazer as pessoas ao seu redor, um grupo de amigos, uma namorada, a família ou a si próprio por que não? O que o Second Life proporciona pode ser considerada uma banalização da identidade de um indivíduo, uma inovação na busca da identidade que melhor lhe convém ou ainda um refúgio da “vida real”, afinal uma pessoa pode criar quantas personalidades quiser, criar uma única e transferir seus relacionamentos do jogo para a vida real, ou ainda criar uma identidade buscando nela o que não se tem no mundo off line.
Com uma visão de inovação, podemos analisar que ele possibilita novos meios de relacionamentos, uma facilidade para aquelas pessoas indecisas, ainda mais os jovens que por natureza já são confusos, afinal é nessa fase que se decide o que se quer realmente da vida, e fazer do Second Life o uso que de origem é o seu, um simulador da vida real.

Pensando que seja uma banalização, podemos citar o Orkut como exemplo, muitos dos integrantes já foram clonados, nos quais passaram vergonha porque os famosos Hackers entraram em ação, criando novos perfis com as fotos das vítimas e com o auxilio do programa photoshop podem estar alterando as fotos, desde brincadeiras inofensivas, até a pornografia, criam também comunidades, e textos difamando os integrantes, ocorreram diversos boatos dizendo que o Orkut ia sair do ar, devido a essas brincadeiras, sem contar que o índice de preconceitos só aumentava.
Pensando como um refúgio do “mundo off line”, o que todos, ou pelo menos a maioria das pessoas, buscam nessa vida é a auto-afirmação, a certeza de que a identidade que se tem é a certa e agrada a quem está ao seu redor. Alguns dos usuários do Second Life, buscam nele essa auto-afirmação da identidade, já que nesse mundo paralelo, até voar uma pessoa pode. Outros tem só por ter, pra mostrar ao grupo que ele está “antenado” com o que tem de novo.
No Mundo capitalista, auto-afirmação pode significar também, ter dinheiro, ser bem sucedido financeiramente. No Second Life você também tem acesso a esse mundo consumista, se uma pessoa não pode ter tudo o que quer no mundo off line, por que não buscar isso no mundo online, já que ele oferece isso. E cada vez mais empresas se aproveitam desse aspecto, e incluem seus produtos no jogo, fazendo assim a sua divulgação. Algumas empresas como a Nokia criam o seu próprio espaço para organização de festas, com DJ’s famosos levando sua marca até o consumidor.
Por causa do modo que vivemos estamosnos transformando cada vez mais em seres máquinas, todas as pessoas, com raras exceções, tem uma rotina contidiana, estão sempre fazendo a mesma coisa, casa/trabalho/faculdade/casa basicamente essa rotina, com alguma variação dependendo se a pessoa está fazendo faculdade ou não, e muitas vezes nem trabalham ou estudam aquilo que gostam, o mundo hoje é uma grande fábrica e cada pessoa é uma pequena peça na linha de produção, e se essa peça der problema é fácilmente substituída por outra, a final pra fazer uma coisa repetitiva todos os dias, qualquer um pode fazer, e temos que aceitar esse modo de vida, pois o ser humano não é capaz de viver em sociedade(socialismo), ou com liberdade(anarquia), pois é da natureza humana querer ser melhor que o outro, por isso quem está no poder procura sempre limitar os seus comandados no Second Life nada disso existe, é um mundo completamente diferente desse citado, nem a lei da gravidade existe.
Podemos concluir então que, com a modernidade, com um bombardeio de informações, com tanta violência, enfim com tudo que está errado no nosso mundo as pessoas estão virando apenas uma grande linha de produção, onde cada um é apenas mais uma máquina que faz o seu trabalho repetitivamente todos os dias e com isso estão perdendo suas identidades, cada vez mais pessoas estão tendo crises existenciais, elas buscam então no Second Life um refúgio, um modo de escapar de toda essa confusão, quem não gostaria viver em um mundo de fantasias? Um mundo onde você pode fazer o que quiser, ser o que quiser, sem se preocupar se alguma coisa vai dar errado, talvez essa seja a chave para o sucesso do Second Life, afinal “Your word. Your Imagination.” (“Seu mundo. Sua Imaginação.”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário