Pesquisar este blog

domingo, 22 de agosto de 2010

Talking about my Generation

A minha geração “x”, “y”, “z” ou qualquer outra letra, tem dado muito ouvido aos nerds! Tá é fato que a tecnologia tem se tornado cada vez mais parte da nossa vida, mas hoje eu me questiono: é verdade mesmo que as pessoas tem dado mais atenção para a tecnologia do que para as próprias vidas?
Esse mês tenho acompanhado o café filosófico com o tema “Mundo virtual: relações humanas, demasiado humanas” onde o debate é justamente sobre até onde a tecnologia tem influenciado nos relacionamentos das pessoas. Agora eis o porquê de eu afirmar que a minha geração está dando muito ouvidos aos nerds : Você consegue imaginar que em um domingo a tarde crianças e adultos estão jogando bola, brincado no parquinho, enfim se divertindo sem UM UNICO celular por perto? Se eu fizesse a mesma pergunta que todos os palestrantes costumam fazer nas palestras que costumo ir: “quantas pessoas estao com laptops, ou twittando nesse exato momento?” eu teria como resposta 2 mãos levantadas dentre mais ou menos 50 pessoas. Uma delas sou eu.
Qualquer um da minha geração dirá que consegue imaginar sua infancia e que hoje em dia é muito difícil isso acontecer... pois é... EU TRUCO! Não é pq minha geração envelheceu e não consegue ficar sem sua tecnologia por perto, que as pessoas deixaram de fazer o que nós faziamos quando eramos crianças, a diferença é que agora tem como todos compartilharem esses acontecimentos.
Muitas pessoas estão sim se rendendo a tecnologia, mas porque ser nerd está ficando na moda, mas vale ressaltar, muitos só assistem e não participam, aliás a esmagadora maioria!
São um sem número de vídeos no you tube, mais um sem numero de fotos no orkut, n os twitts por dia, sim tudo isso é verdade, mas poucos são os heavy users e mesmo assim existe o lado bom de se ter aumentado exageradamente esses números, o que você acha que está sendo filmado e postado no youtube? Pessoas tendo suas relações “offline”. E as fotos no orkut, twitpic? Não são de pessoas mexendo em seus computadores e sim de pessoas se relacionado com outras pessoas.
Então nerds da minha geração, não se preocupem, que apesar de toda sua tecnologia, as pessoas ainda estão vivendo suas vidas, praticando caminhadas, saindo com os amigos, porém eles agora conseguem registrar tudo isso de uma maneira muito mais fácil, e compartilham tudo isso pq não precisam de tanta privacidade quanto se imagina.
Ou vocês realmente acreditam que as crianças estão ligando mais para o computador delas do que para a bola, o cachorro ou o brinquedo que ela ganhou de presente de aniversário? As crianças que estão nascendo hoje até as que estão com 10-12 anos, saberão usar muito melhor as ferramentas tecnológicas que vocês nerds da minha geração estão criando sem nem saber o porquê.
PS: Reparem que normalmente quem discute esse assunto filosóficamente são pessoas com idade entre 35 – 50 anos, a geração anterior a minha, repetindo como sempre, o fato de uma geração querer controlar a que está por vir. Quem está participando do turbilhão da tecnologia são pessoas entre 20 e 35 anos, que está apaixonada pela tecnologia... sendo que os adolescentes entre 15 – 20 anos só estão querendo participar disso tudo porque está na moda... as gerações estão sempre repetindo a personalidade, porém com “ferramentas” diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário